Aquele momento em que sua profissão é a mais legal do mundo

Quando você entende sua missão na Terra, a vida ganha muito mais sentido.


Olá. Faz um bom tempo que não nos falamos. Para ser sincero, admito que perdi a prática. Já nem acredito mais que escrevo bem em português.

Neste momento meus esforços são todos para construir e consolidar minha carreira internacional. Sendo assim, todos os meus textos são ora em francês, (pois vivo em Paris), ora em inglês, (“para falar com o mundo”).

Atualmente estou em cartaz com um circo em Paris. Um show incrível. Minhas melhores performances estão sendo apresentadas neste espetáculo. A galera fica extasiada.

Há algum tempo deixei de lado os espetáculos de rua. Acho que consegui realizar o que havia designado como desafio. Foi difícil mas entendi esse público exigente e especial.

O negócio é que, me apaixonei pela grande cena. Não só isso : estou voltando aos teatros e para dança. Uma espécie de reencontro com o meu “começo de tudo”.

Neste show em Paris, uma das minhas performances é precisamente um cara machista que entra em cena e faz um striptease.

Para minha surpresa, no final do espetáculo, posso literalmente escolher a mulher que quiser pois todas ficam fascinadas por esse personagem tão intrigante. O mais legal é que homens, homossexuais, trans, bis…. Até as feministas embarcam nessa viagem.

Acho que, como bom Palhaço, exponho algo que está aí, escancarado pra todo mundo: o mundo é machista. Trazer uma caricatura desse machismo ao palco transforma esse personagem em alguém que as pessoas, mesmo sem querer, querem amar, [ou detestar]. A gente sempre ri de algo que não entende ou sente uma identificação.

Nesta performance, sempre escolho uma mulher para vir ao palco comigo. Sempre escuto outras mulheres dizendo “como ela tem sorte!!!”; “Isso não é justo!!!”; “Porquê não eu?” et etc, etc.

Então termino uma sequência de exercícios de muita força e vou em direção ao público. A primeira mulher que tenta desviar o seu olhar do meu, será a “felizarda escolhida” para vir até o palco e passar um momento mágico comigo.

Sempre tento escolher alguém que não seja apenas bonita. Procuro uma pessoa que tenha algo de diferente. Pode ser uma mais gordinha, uma não tão nos moldes de beleza que a sociedade estabelece, baixinhas, altas… Enfim, pessoas que tenham algo de característico. Gosto de mostrar que são as diferenças que compõem a beleza da vida.

Dessa vez, quando comecei a olhar para o meu público, vi uma senhorinha em uma penumbra. Com certeza ela nunca imaginou que tal coisa lhe aconteceria.

Venho em sua direção. Ela era, como li muito rapidamente, tímida, logo, perfeita para o número.

Fiz algumas brincadeiras. No final, com aplausos de euforia do público, saímos de cena.

Enquanto agradecia o fato dela ter topado a brincadeira, ela me confidencia timidamente:

“Acabo de perder meu marido… Vítima de câncer… Saí com amigos hoje para espairecer… Espero que eu não tenha sido muito ruim para sua performance..”

“A senhora está brincando? Foi fantástico graças a sua presença.”

“Quê isso… Você que é o artista.”

“Isso é verdade mas sem a minha cereja do bolo, nada seria perfeito como foi.”

Ela me lançou um belo sorriso. A confiança aumentou um pouquinho e eu me despedi:

“Muitíssimo obrigado por ter vindo esta noite. Foi muito bom tê-la comigo durante o show. As coisas não são por acaso e tenho certeza que fiz a melhor de todas as escolhas quando a chamei para vir comigo ao palco.”

Tenho certeza que aquela senhora, com todos os empecilhos que tem vivido no momento, teve aqueles segundos de catarse total. Aqueles segundos de esquecimento de tudo. Aqueles segundos em que consegui, como palhaço, fazê-la embarcar no meu universo. Na minha forma de ver as coisas.

Falando tecnicamente, essa é a rotina de um Palhaço:

  1. Entrar em cena;
  2. Apresentar-se (quem é você?);
  3. Convidar as pessoas a entrarem em seu mundo;
  4. Brincar com elas;
  5. Devolvê-las a seus respectivos mundos com um pouquinho do mundo dele.

Que noite linda!!! Que momento lindo!!! Que pessoa maravilhosa!!! Que lindo poder estar ligado a tudo isso! Que fantástico poder realmente fazer desse mundo um lugar mais feliz.


Veja também:

Até a próxima.

 

Anúncios

Compartilhe conosco sua opiniao

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s